Quais fatores compõem o preço da energia no Mercado Livre?

Quais fatores compõem o preço da energia no Mercado Livre?

Diferentemente do Mercado Cativo, os consumidores não estão sujeitos a fatores extras para compor o preço da energia no Mercado Livre, além daqueles negociados em contrato

Diferentemente do Mercado Cativo, os consumidores não estão sujeitos a fatores extras para compor o preço da energia no Mercado Livre, além daqueles negociados em contrato.

Com a popularização do Mercado Livre de Energia devido à sua abertura para empresas de média e alta tensão desde janeiro de 2024, muito tem sido pesquisado ao seu respeito, principalmente no que diz respeito ao valor a ser pago pela geração de energia nesse ambiente.

Aproveitando a curiosidade dos leitores sobre como calcular o preço da energia no Mercado Livre, nossa equipe de especialistas compilou os principais fatores que influenciam no valor final do preço da energia.

Para descobrir quais são os fatores presentes no preço da energia no Mercado Livre, continue lendo o artigo.

Aproveite a leitura!

Qual o preço da energia no Mercado Livre? Existe diferença com o valor cobrado no Mercado Cativo?

No Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o  preço da energia é determinado pela oferta e demanda, com base no Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), calculado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse preço pode variar ao longo do tempo, refletindo as condições de mercado.

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) de Energia é o resultado de um extenso cálculo que determina os valores de toda a energia elétrica produzida, mas que ainda não foi comprada pelos agentes do mercado. Este índice é atualizado semanalmente e serve como referência para a negociação de contratos no Mercado Livre de Energia.

Comparativamente, o Mercado Cativo, ou Ambiente de Contratação Regulada, tem preços definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e costuma ser mais estável, mas pode ser mais caro do que o Mercado Livre de Energia. Além disso, no Mercado Cativo, também chamado de Mercado Regulado, os consumidores estão sujeitos às bandeiras tarifárias, que refletem os custos extras de geração de energia em momentos de escassez ou condições desfavoráveis.

No Mercado Livre, o preço da energia tende a ser mais competitivo, podendo ser até 30% mais barato do que no Mercado Cativo. Além disso, os consumidores têm a opção de escolher entre diferentes tipos de energia, como convencional ou incentivada, que podem influenciar no preço final.

Quais as vantagens do Mercado Livre de Energia?

Além do preço da energia no Mercado Livre que pode ser até 30% menor em comparação ao Mercado Cativo, o Ambiente de Contratação Livre permite que os consumidores negociem a duração do contrato de compra e venda de energia, o montante de energia, o índice de reajuste, as condições de pagamento e as garantias necessárias para firmar os contratos. 

Além disso, também é possível negociar a inclusão de mecanismos contratuais, como a flexibilidade, a sazonalização, a modulação e a parada programada, que permitem uma gestão mais eficiente do consumo de energia.

Diferentemente do Mercado Cativo, os consumidores não estão sujeitos a fatores extras para compor o preço da energia no Mercado Livre, além daqueles negociados em contrato.

Afinal, é mais barato comprar energia do Mercado Livre?

Conforme mencionado anteriormente, certas soluções disponíveis no Mercado Livre de Energia oferecem descontos significativos, como o caso do Economia Garantida, que pode proporcionar uma redução de até 30% na conta de energia, ou o Preço Fixo, onde é acordado o preço da energia por todo o período do contrato e a economia, com relação ao mercado cativo, pode variar mensalmente.​ 

Empreendimentos como supermercados, hotéishoteis, restaurantes, confeitarias e escolas, enquadrados no Grupo A (média e alta tensão), têm a oportunidade de beneficiar-se de uma fatura de energia mais econômica. Dessa forma, o montante economizado pode ser direcionado para outras áreas do negócio, contribuindo para o aumento da lucratividade.

Então, se a sua dúvida é saber se realmente o preço da energia no Mercado Livre é mais barato, a resposta é sim! Afinal, uma das suas principais vantagens é a possibilidade de obter preços mais competitivos, uma vez que as empresas têm a possibilidade de negociar contratos de compra e venda com preços ou descontos fixos, de acordo com as suas necessidades e expectativas de consumo.

Para saber mais sobre os fatores e descontos no preço da energia no Mercado Livre, entre em contato com os nossos especialistas. Eles estão sempre disponíveis para esclarecer dúvidas como essa. 

Dúvidas sobre o preço da energia no Mercado Livre? Fale conosco!

Com mais de seis décadas de experiência e um histórico sólido de sucesso no setor, a Enel Comercialização e Trading é reconhecida como uma das principais comercializadoras de energia no país, atendendo mais de 4 mil clientes.

Se deseja começar a economizar na conta de energia da sua empresa, impulsionando a rentabilidade do seu negócio, faça a transição para o Mercado de Energia conosco. Nosso compromisso é proporcionar uma experiência única e satisfatória para você.

Seja um cliente livre com a Enel e escolha um amanhã melhor!

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Contrato de compra de energia PPA: qual a sua importância?
Conheça os benefícios de comprar créditos de carbono para a sua empresa
Quais fatores compõem o preço da energia no Mercado Livre?