Perguntas e respostas do Mercado Livre de Energia: tudo sobre o tema

Perguntas e respostas do Mercado Livre de Energia: tudo sobre o tema

Perguntas e respostas do Mercado Livre de Energia: tudo sobre o tema

O FAQ do Mercado Livre de Energia foi projetado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a transição energética. Confira o que vem por aí!

O tema “Mercado Livre de Energia” vem promovendo uma verdadeira revolução em diversos segmentos da economia. E não é para menos, uma vez que a sua implementação vai mudar a maneira como gestores lidam com as suas faturas de energia elétrica e se adaptam ao conceito de transição energética no Brasil.

Mas, mesmo com a chegada oficial dessa modalidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ela funciona e quais são os benefícios de aderi-la. Pensando nisso, reunimos as principais questões do público sobre o tema e respondemos de maneira simples e objetiva.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Livre de Energia:

1. O que é Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um formato de compra de energia que permite que os consumidores escolham seus fornecedores. É similar ao que acontece com os sistemas de telefonia atualmente, tendo foco em competitividade e flexibilidade de negociações.

A ideia é trazer mais autonomia e controle para a conta de luz dos empresários, gerando mais incentivo para o avanço da transição energética no mundo.

2. Quando vai começar a valer o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia existe há mais de 20 anos e, em 2024, passou por uma atualização, já que foi aberto com o fornecimento de energia e possibilidade de adesão para pequenas e médias empresas com alta tensão.

O que tornou essa revolução possível foi a Portaria n.º 50/2022. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa passou a permitir que mais de 106 mil novas unidades consumidoras do grupo A (média e alta tensão) pudessem começar a negociar.

3. Quais são os benefícios do Mercado Livre de Energia?

Basicamente, a competitividade da venda de energia elétrica incentiva fornecedores e distribuidores a melhorarem as suas condições e ofertas, trazendo mais economia ao bolso dos consumidores. Também há uma enorme vantagem sustentável, uma vez que as fontes renováveis cumprem uma parcela dessa categoria e passam a ser mais requisitada e decisiva para o público. 

No entanto, um dos principais benefícios do Mercado Livre de Energia Elétrica é, sem dúvida, a economia financeira. Ao optar pelas soluções da Enel, por exemplo, é possível alcançar descontos expressivos e que podem representar até 30% da conta de energia. Essa redução de custos representa uma oportunidade valiosa para empresas e consumidores otimizarem seus gastos energéticos e terem mais recursos para reinvestir no seu negócio.

4. Quem pode participar do Mercado Livre de Energia?

Todas as empresas que fazem parte do grupo de média ou alta tensão, chamado de Grupo A, como indústrias e comércios, independentemente do seu consumo, podem participar do Mercado Livre de Energia.

5. Como migrar para o Mercado Livre de Energia?

O primeiro passo para fazer a migração e comprar energia é a escolha de um agente comercializador para isso. A Enel se destaca no mercado como uma referência no fornecimento de energia, sendo uma excelente opção. 

Depois, basta negociar com os profissionais responsáveis e encontrar as melhores condições para que a sua empresa passe a participar do Mercado Livre de Energia Elétrica.

Perguntas e respostas do Mercado Livre de Energia: tudo sobre o tema

6. Quais foram os resultados em outros países que adotaram o Mercado Livre de Energia?

De acordo com a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), cerca de 35 países já adotaram o Mercado Livre de Energia de forma integral em suas estratégias de transição energética. 

Apesar de, em alguns países, estar restrita a alguns distritos específicos, ela vem ganhando força e espaço entre o público. Os números explicam o interesse dos consumidores, uma vez que agosto de 2023, por exemplo, apresentou uma adesão de 3.330 unidades ao Mercado Livre, além de cerca 36.329 unidades estarem aptas ao sistema.

7. O que procurar em uma empresa parceira para a transição?

Dado que a energia é um bem de extrema necessidade, a escolha por uma comercializadora de qualidade deve ser uma prioridade. Fatores como experiência no mercado, transparência na negociação, capacidade técnica, reputação, geração da própria energia renovável e condições de ofertas são alguns dos elementos principais da sua jornada de procura por compra de energia.

8. Como demonstrar interesse em participar do Mercado Livre de Energia?

Comece buscando por agentes comercializadores ou consultorias especializadas. Depois de demonstrar o seu interesse, você receberá propostas e sugestões de como cada comercializadora pode te trazer o máximo de benefícios. Escolha com calma, consciência e responsabilidade.

9. Como fica a relação com a fatura de energia tradicional ao aderir ao Mercado Livre?

No Mercado Livre de Energia, sua empresa passa a ter duas faturas: uma que será paga à distribuidora local, responsável pela cobrança pelo uso da infraestrutura de distribuição e transmissão; e uma outra, que será paga à comercializadora, com os custos da compra de energia.

Chegou a hora de dar o próximo passo rumo ao Mercado Livre de Energia

Agora que você já é um grande conhecedor desse tema e conhece as vantagens da transição energética, deve estar se perguntando por onde começar. Nossa sugestão é bater um papo com os especialistas de vendas da Enel, que é uma empresa com enorme experiência no ramo e com um portfólio enorme de sucessos. 

Gostou e quer conversar? Fale com a gente!

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Quais são os segmentos da indústria com maior consumo de energia no Brasil?
Contrato de compra de energia PPA: qual a sua importância?
Conheça os benefícios de comprar créditos de carbono para a sua empresa