Certificado I-REC: o que é esse certificado de energia limpa, como obter e quais são as vantagens

Com reconhecimento a nível global, o certificado internacional de energia renovável garante muitos benefícios para empresas.

Certificado I-REC: o que é esse certificado de energia limpa, como obter e quais são as vantagens

Com reconhecimento a nível global, o certificado internacional de energia renovável garante muitos benefícios para empresas.

O “Certificado Internacional de Energia Renovável”, ou “I-REC”, serve para comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável, assinalando o compromisso do consumidor em diminuir o impacto ambiental, propiciado por fontes não renováveis de energia. Para além de atestar que a energia é renovável, o certificado simboliza o engajamento com a diminuição de gases nocivos e do impacto gerado pelo consumo de energia, chamados de emissões de Escopo 2.

Toda a energia elétrica gerada no Brasil é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao passo que, os certificados são garantidos através de uma base de consumo de energia, imprescindíveis para comprovação que a parcela utilizada pela empresa é de origem renovável.

Esses certificados são conhecidos como REC’s e fazem parte do processo de transição ou definição dos tipos de fontes consumidas pelas empresas.

A matriz elétrica brasileira é composta por diversas fontes de energia, sendo a sua principal, a energia proveniente de usinas hidrelétricas. Porém, a cada ano, temos um crescimento de outras fontes de energia renováveis, em especial, a eólica e a solar.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o que é o certificado I-REC e como obtê-lo para a sua empresa.

O que é o I-REC: certificado de energia limpa? E o que é um REC?

Há duas formas de garantir que sua empresa esteja utilizando energia renovável no Brasil. Algumas empresas investem em uma usina própria para gerar energia limpa, outras preferem adquirir energia de usinas de geração a partir de fontes renováveis através do Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia. Contudo, independentemente de serem empresas que produzem ou compram energia limpa, todas elas integram o Sistema Interligado Nacional (SIN), onde ocorre todo o suprimento de energia elétrica no Brasil, não importando a origem do que foi gerado.

Através do “International REC Standard” (ou “I-REC”), nome dado ao sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, as empresas podem comprovar se sua energia gerada e/ou consumida é de origem renovável. Isso acontece através de comprovantes conhecidos como “RECs”, atribuídos a uma empresa por cada 1 MWh de eletricidade consumida – seja ela gerada ou comprada –, ratificando o incentivo ou a devida utilização destas fontes pelas empresas que o obtêm. 

Quais são as vantagens de possuir um certificado de energia renovável?

A preocupação com a sustentabilidade e mudanças ambientais é um tema sensível tanto para empresas quanto para consumidores. Por isso, ao longo dos anos, a responsabilidade socioambiental vem se tornando elemento crucial para neutralizar as emissões de CO2 e assinalar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são 17 metas propostas aos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos são perseguidos com foco no alcance do desenvolvimento sustentável por seus países membros, dentre eles, podemos citar, energia acessível e limpa a todos, assim como medidas necessárias para combater a mudança de clima e seus impactos.

Nesse sentido, existem diversas vantagens para empresas que adquirem os RECs. A principal delas é a comprovação da origem da energia consumida e a contribuição com a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Atualmente, diversas empresas se reuniram em torno desse objetivo. A RE100, por exemplo, é uma iniciativa global que une mais de 100 empresas e organizações em um objetivo comum: tornar 100% da eletricidade consumida por elas proveniente de fontes limpas. Adobe, Microsoft, Facebook e muitas outras empresas extremamente influentes no mercado global pertencem a essa iniciativa e usam I-RECs como forma de demonstrar seu comprometimento com a causa.

A certificação I-REC é o meio mais rápido e confiável de demonstrar o compromisso com uma conduta sustentável. Ela garante a origem da sua energia e evidencia os seus investimentos em sustentabilidade.

Além disso, desde o ciclo de 2018, os RECS passaram a ser utilizados como reporte das emissões de escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol. Isso significa que as empresas que não consomem totalmente energia renovável, mas queiram incluir em seus inventários as informações sobre a compra e uso de energia limpa, poderão apresentar seus RECs como comprovação de verificação, subtraindo a quantia de energia renovável referente aos comprovantes adquiridos pela quantidade total de energia elétrica adquirida através do SIN.

Como funciona a certificação I-REC no Brasil?

Desde 2017, o Brasil utiliza a plataforma internacional I-REC. Dessa forma, existe a garantia de que os RECs emitidos no Brasil seguem os mesmos padrões dos RECs do resto do mundo.


Fonte: Instituto Totum

É preciso passar por um ciclo de certificação antes de aderir ao código I-REC. Em primeiro lugar, a empresa deve apresentar informações detalhadas sobre o seu empreendimento e passar por uma auditoria documental pelo emissor local. No Brasil, o emissor local é o Instituto Totum.

Como obter o certificado de energia renovável? Qual é o preço do registro?

Confira o passo a passo para a empresa, dona da usina de geração de energia renovável obter o certificado para, posteriormente, comercializá-lo:

1 –  Assinar o contrato com o Instituto Totum (responsável pela regulamentação e auditoria da empresa), tornando-se um “Registrante”.

2 – Escolher a empresa a ser registrada.

3 – Pagar a taxa relativa ao empreendimento, disponível aqui.

4 – Enviar a documentação que demonstra o atendimento aos requisitos do I-REC, disponível aqui.

5 – A seguir, o Instituto Totum verifica a documentação em um prazo pré-determinado, no qual, é possível também tirar dúvidas.

6 – Com a documentação aprovada, o empreendimento é registrado na plataforma e a empresa recebe login e senha. Se a documentação estiver de acordo com o que foi requisitado e o contrato assinado, o prazo para registro é de aproximadamente 10 dias corridos.

No caso do I-REC com REC Brasil, além dos passos acima, mais alguns são necessários. São eles:

1 – Assinatura do contrato específico REC Brasil junto ao Instituto Totum.

2 – Envio de  documentação que comprove o atendimento a, no mínimo, cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

3 – Feito isso, o Instituto Totum irá fazer a avaliação da documentação e emitir a Certificação, que é válida por 15 anos.

4 – A cada dois anos, a empresa deve renovar sua Certificação, por meio de auditoria documental. Com as comprovações de atendimento aos ODS, o prazo é de aproximadamente 30 dias.

Dentro do Mercado Livre de Energia, tanto empresas consumidoras livres quanto especiais estão aptas a escolher um tipo de fonte renovável e garantir o direito à certificação, comprovando tanto sua origem de consumo na matriz elétrica quanto seu compromisso consciente e sustentável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Reduza as despesas com energia da sua empresa

Se você está interessado em saber como economizar na conta de energia do seu empreendimento, fale com os nossos especialistas.

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Quais são os segmentos da indústria com maior consumo de energia no Brasil?
Contrato de compra de energia PPA: qual a sua importância?
Conheça os benefícios de comprar créditos de carbono para a sua empresa