Modalidade Atacadista: tudo sobre a economia no consumo de energia no Mercado Livre

Modalidade Atacadista: tudo sobre a economia no consumo de energia no Mercado Livre

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia através da modalidade atacadista, os clientes precisam se relacionar com a comercializadora e também com a CCEE.

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia através da modalidade atacadista, os clientes precisam se relacionar com a comercializadora e também com a CCEE.

A busca por alternativas mais eficientes e sustentáveis no consumo de energia tem levado cada vez mais empresas a considerarem a migração para o Mercado Livre de Energia, uma opção que oferece diversas modalidades, sendo a atacadista uma das mais atrativas. 

Para explorar em detalhes a modalidade atacadista e, assim, desvendar todos os aspectos que envolvem a economia no consumo de energia no Mercado Livre, continue lendo o conteúdo a seguir. Aproveite!

Quais as diferenças entre Mercado Livre Varejista e Atacadista?

O consumidor pode migrar para o Mercado Livre de Energia através de duas modalidades: a varejista e a atacadista

Na modalidade varejista, desenvolvida para simplificar a participação de empresas no mercado livre, o processo é significativamente reduzido. Nesse caso, o consumidor não precisa se tornar um agente da CCEE, pois seu consumo será representado pela comercializadora que ele contratar energia bem como a responsabilidade pelas obrigações com a câmara, facilitando assim, o processo de transição. 

Por outro lado, a modalidade atacadista demanda uma interação mais direta do consumidor, envolvendo a comercializadora e a CCEE. Sob essa abordagem, a aquisição de energia ocorre por meio da comercializadora, e o consumidor assume responsabilidades diretas junto à CCEE, tais como:

  • Assinatura dos contratos de adesão; 
  • Abertura de conta no Bradesco (instituição escolhida, para a liquidação financeira no Brasil);
  • Participar mensalmente da liquidação financeira; 
  • Pagar a contribuição associativa da CCEE;
  • Realizar o aporte de garantias; 
  • Participar do rateio da inadimplência (em caso de posição credora).
Ao migrar para o Mercado Livre de Energia através da modalidade atacadista, os clientes precisam se relacionar com a comercializadora e também com a CCEE.

Cliente varejista trocando modalidade para atacadista? Entenda como tomar a decisão mais adequada para o seu negócio

A análise da transição de uma modalidade varejista para atacadista no setor de energia exige uma abordagem cautelosa, considerando as características específicas de cada modalidade e como estas atendem aos diversos perfis de consumidores no mercado. Sendo assim, é importante que seja realizada uma análise individualizada, a fim de identificar as necessidades energéticas, metas de consumo e tolerância ao risco de cada cliente varejista. Dessa forma, aumentamos as chances de uma escolha mais adequada e alinhada com o perfil de consumo de cada empresa. 

Em situações como esta, vale destacar que a Enel e sua equipe de especialistas estão prontas para oferecer um suporte especializado, assegurando que os consumidores tenham acesso a informações e orientações essenciais para tomar a melhor decisão de acordo com suas características e perfil de consumo. Afinal, nem todos os clientes são adequados para a modalidade atacadista, especialmente aqueles com demanda contratada inferior a 500 kW, que devem obrigatoriamente permanecer como varejistas. 

Para saber mais sobre como escolher a melhor modalidade para a sua empresa, clique aqui.

Pensando em migrar para o Mercado Livre de Energia através da Modalidade Atacadista? 

Na Enel, oferecemos um suporte técnico especializado, que acompanha todas as fases do seu processo de migração para o Ambiente Livre, isso porque estamos comprometidos em garantir uma transição suave e eficiente, proporcionando assistência dedicada para atender às suas necessidades específicas.

Entre em contato conosco agora mesmo e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas antes do fechamento do contrato.

Enel, a sua aliada para um futuro energético mais econômico.

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Quais são os segmentos da indústria com maior consumo de energia no Brasil?
Contrato de compra de energia PPA: qual a sua importância?
Conheça os benefícios de comprar créditos de carbono para a sua empresa