Saiba como funciona a compra e venda de energia em uma comercializadora de energia

Saiba como funciona a compra e venda de energia em uma comercializadora de energia

Saiba como é feita a compra e venda de energia em uma comercializadora de energia

A comercializadora de energia é a parte responsável por intermediar todo o processo de compra e venda de energia para os consumidores B2B e B2C.

Com a recente abertura do Mercado Livre de Energia em janeiro de 2024 para clientes do Grupo A (alta tensão), muito se tem falado sobre o tema, em particular sobre o papel vital das comercializadoras de energia nesse ambiente de contratação livre. Mas, afinal, o que são e como funcionam as comercializadoras de energia?

Para aqueles que nunca ouviram falar sobre elas, as comercializadoras de energia consistem na parte responsável por intermediar todo o processo de compra e venda de energia elétrica, ou seja, funcionam como uma espécie de “ponte” para que os consumidores possam desfrutar de todos os benefícios e vantagens que o Mercado Livre de Energia oferece.

Neste conteúdo, reunimos as principais informações para que você aprenda tudo sobre as comercializadoras de energia, bem como o processo de compra e venda de energia no Brasil.

Aproveite a leitura!

Comercialização de energia no Brasil 

No atual modelo do setor elétrico brasileiro, as relações comerciais se desenvolvem nos Ambientes de Contratação Regulada (ACR) e Livre (ACL). No Ambiente de Contratação Livre, as transações são bilaterais e geralmente mais simples.

Com o crescente número de migrações do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como Mercado Cativo, para o Mercado Livre (ACL), a presença de uma comercializadora de energia torna-se crucial para resolver desafios relacionados à contratação de energia elétrica, além de impulsionar a eficiência nas transações entre vendedores e compradores.

Segundo o último relatório anunciado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em outubro de 2023, existem 592 comercializadoras de energia cadastradas, mas diversas delas fazem pouca ou nenhuma negociação.

Atividades realizadas por uma comercializadora de energia

Além da compra e venda de energia, uma comercializadora de energia desempenha uma série de outras responsabilidades e atividades importantes. Algumas delas incluem:

  • Gerenciamento de contratos de energia: facilitam a compreensão do contrato e acompanham se todas as cláusulas contratuais celebradas entre as partes estão sendo cumpridas corretamente; 
  • Gestão de Riscos: lidam com os riscos associados à volatilidade dos preços da energia, procurando minimizá-los para garantir a estabilidade no fornecimento; 
  • Gestão da Demanda e Oferta: gerenciam a oferta de energia disponível no mercado, equilibrando-a com a demanda dos consumidores;
  • Implementação de Estratégias de Mercado: a comercializadora de energia está sempre em busca das melhores estratégias para maximizar lucros e minimizar riscos no mercado energético.

Comercializadora de energia: Mercado Livre X Mercado Cativo

No Mercado Cativo, o papel das comercializadoras de energia é significativamente mais restrito em comparação com o Mercado Livre. Nos mercados regulamentados (ACR), as distribuidoras de energia desempenham um papel predominante na oferta de energia aos consumidores finais. Em contraste, as comercializadoras não exercem a mesma função ativa que têm no Mercado Livre, onde desempenham um papel essencial na negociação e oferta de energia..

Além disso, no Mercado Cativo, os consumidores não têm acesso a ofertas de energia e os preços e condições contratuais também não podem ser negociados diretamente, já que estão sob a responsabilidade da distribuidora.

Em alguns casos, especialmente em situações onde há uma abertura regulamentada do mercado cativo, é possível que as comercializadoras atuem em parceria com as distribuidoras. Nesses casos, a comercializadora de energia pode oferecer alguns serviços adicionais, como gestão de contratos e até mesmo soluções para consumidores com demandas especiais.

Enel: uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil

Quando falamos de comercialização de energia no Brasil, a comercializadora de energia do Grupo Enel é, sem dúvida, uma das principais referências. Com anos de experiência no setor e quase 4 mil clientes livres em todo o território nacional, a comercializadora de energia do Grupo Enel se destaca pela qualidade e precisão de seus serviços.
Se você busca usufruir de todos os benefícios ao adquirir energia no Mercado Livre, entre em contato com quem realmente entende do assunto.

Enel, a sua maior aliada no Mercado Livre de Energia.

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Quais fatores compõem o preço da energia no Mercado Livre?
Qual o melhor fornecedor de energia em São Paulo? Conheça os critérios de avaliação
Saiba como fechar o melhor acordo de energia no Mercado Livre com a Enel