Enel Trading e Volkswagen: parceria acelera a descarbonização

Enel Trading e Volkswagen: parceria acelera a descarbonização

A Enel Trading e a Volkswagen do Brasil firmaram uma parceria para abastecer unidades da montadora com energia renovável certificada. Para celebrar essa importante iniciativa em prol da sustentabilidade, a Enel Trading entregou à Volkswagen do Brasil o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), comprovando que unidades da empresa utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.

“A conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para as unidades da Volkswagen do Brasil representa que estamos acelerando em nossa estratégia de neutralização de carbono (Way to Zero). Com o uso de energia elétrica 100% renovável e certificada, atingimos um nível de excelência global em nossas operações. Essa ação reforça o nosso compromisso em criar um ecossistema de mobilidade livre de carbono para todos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

A estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil está alinhada à estratégia global da empresa (Way to Zero), que tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2050, considerando produtos e processos.

“A Enel atua como facilitadora da transição energética de parceiros como a Volkswagen do Brasil, que já adotam medidas concretas para alcançarmos o cenário net zero. Diversificamos o nosso modelo de negócios, oferecendo produtos customizados para atender às empresas que buscam soluções que aliam economia e sustentabilidade”, explica Guilherme Lencastre, Presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil.

Guilherme Lencastre (Enel Brasil) entrega a certificação I-REC para Ciro Possobom (Volkswagen do Brasil)

Os I-RECs são certificados que comprovam que a energia produzida e consumida é de origem renovável, incentivando a geração de energia limpa. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica produzida por meio de fontes renováveis, neutralizando, assim, as emissões de CO2 do consumo de eletricidade. Além de garantir a origem da fonte energética, o I-REC também permite a comprovação do atendimento das melhores práticas da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) aos stakeholders.

A comercialização de I-REC está em linha com a estratégia global da Enel de liderar a transição energética rumo à descarbonização da sociedade. Só em 2022, a Enel Trading viabilizou a venda de mais de 8,7 milhões de certificados, um resultado quase 58% maior comparado com o de 2021. Atualmente, a Enel negocia no Brasil certificados de fontes eólica, solar e hidro, gerados a partir das usinas da Enel Green Power, braço de geração limpa do grupo Enel.

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade: saiba como obtê-la com as práticas presentes na agenda ESG
Energia para empresas: aumente a lucratividade do seu mercado ao reduzir a sua conta de luz
Saiba como funciona a compra e venda de energia em uma comercializadora de energia