Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade: saiba como obtê-la com as práticas presentes na agenda ESG

Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade: saiba como obtê-la com as práticas presentes na agenda ESG

Quando o empreendimento demonstra o seu compromisso com boas práticas ambientais, sociais e éticas, ele pode obter a Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade.

Quando o empreendimento demonstra o seu compromisso com boas práticas ambientais, sociais e éticas, ele pode obter a Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade.

Além das vendas, financeiro, marketing e colaboradores, as empresas precisam se comprometer com um pilar fundamental: o da sustentabilidade.

Por muitos anos, a sustentabilidade no cotidiano das empresas manteve-se como uma “opção” e, por isso, muitas delas não a colocavam em prática. Mas, atualmente, esse fator se modificou drasticamente, uma vez que as iniciativas sustentáveis representam grandes benefícios diretos e indiretos ao negócio de qualquer empresa, além de contribuir com diversos aspectos fundamentais para a sociedade, tais como a preservação do meio ambiente.

Uma empresa, ao escolher demonstrar o seu compromisso com boas práticas e esforços em prol da sustentabilidade ambiental, social e econômica, ela se encontra cada vez mais perto de conseguir a Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade. 
Para entender melhor como funciona esse selo e quem pode adquiri-lo, continue lendo este conteúdo. Aproveite!

Certificações sustentáveis: o que são e para que servem?

As certificações sustentáveis, estabelecem um conjunto de regras que se soma aos aspectos legais, delimitando padrões de operação com o objetivo de eliminar ou mitigar os impactos negativos da atividade, sem causar grandes impactos negativos ao meio ambiente, à sociedade e ao negócio. 

Quando uma empresa obtém essa certificação é porque ela cumpre todos os requisitos de sustentabilidade definidos pelo órgão certificador.

Vantagens da Certificação de Empresas Com Iniciativas de Sustentabilidade

Com a Certificação de Empresas Com Iniciativas de Sustentabilidade, a companhia, além de demonstrar que adota boas práticas de sustentabilidade, também têm acesso a vantagens exclusivas. Dentre elas incluem:

  • Possibilidade do seu empreendimento ser reconhecido pela excelência em suas operações;
  • Grandes chances de competitividade no mercado;
  • Impacto positivo no faturamento do empreendimento;
  • Redução de despesas, como por exemplo energia, e consequentemente, o aumento na margem de lucro.
Quando o empreendimento demonstra o seu compromisso com boas práticas ambientais, sociais e éticas, ele pode obter a Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade.

6 iniciativas sustentáveis para colocar em prática na sua empresa

Para se obter a Certificação de Empresas com Iniciativas de Sustentabilidade é necessário adotar algumas práticas de preservação no dia a dia do seu negócio, tais como: redução do uso de água e energia, reutilização de materiais, inovação dos processos etc.

A seguir, confira 6 iniciativas sustentáveis que podem ser implementadas no cotidiano da sua empresa e, assim, tornar a obtenção do selo sustentável cada vez mais fácil.

1. Instalação de postos de coleta seletiva

A separação do lixo não necessita de nenhum grande equipamento ou altos investimentos, apenas de uma prática para o descarte dos resíduos de acordo com a possibilidade de serem ou não reciclados, dando uma destinação diferente a eles. 

Para facilitar o processo, as empresas podem instalar postos de recolhimento ou até mesmo reservatórios coloridos que facilitam a identificação para o descarte de cada tipo de resíduo.

2. Redução do consumo de descartáveis

Hoje, o consumo de plásticos é um dos maiores problemas do mundo, isso porque milhares de toneladas são descartadas todos os anos de maneira incorreta, causando a morte de milhares de animais e a contaminação do solo.

Para reverter o cenário e, assim, a quantidade de lixo descartado, é indicado o uso de copos de vidro, canecas ou garrafinhas que podem ser lavadas e não descartadas.

3. Descarte correto do lixo eletrônico

Computadores antigos, monitores, teclados, impressoras e outros dispositivos eletrônicos contêm metais pesados que são tóxicos e podem contaminar o meio ambiente quando descartados da maneira incorreta. Para tal, recomenda-se procurar um ponto de descarte de lixo eletrônico.

Em São Paulo, por exemplo, existem vários pontos de coleta do Ecoenel, projeto do Grupo Enel em parceria com outras instituições. Lá, os clientes trocam os seus lixos eletrônicos e outros tipos de resíduos, por descontos na sua conta de energia elétrica.

Para entender melhor como esse programa funciona, acesse a página do Ecoenel.

4. Eficiência energética

Além de provocar o aumento nas despesas do seu negócio, o uso desregulado de energia elétrica e água é altamente prejudicial para o meio ambiente. Sendo assim, adote medidas para reduzir o consumo de energia, como a instalação de iluminação eficiente, o uso de equipamentos com baixo consumo energético e a conscientização dos colaboradores para economizar energia no ambiente de trabalho.

5. LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

Atualmente, a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é utilizada em praticamente todos os tipos de edifícios e projetos. Sua função é criar edifícios verdes, sustentáveis, altamente eficientes e econômicos, melhorando o seu desempenho ambiental.

Vale ressaltar que, essa certificação não serve apenas como parâmetro para avaliar se o empreendimento possui uma gestão eficiente dos recursos, mas também se ele é viável do ponto de vista econômico, social e cultural.

6. Compra de Certificados de Energia Renovável (RECs)

Com os Certificados de Energia Renovável (RECs), os clientes garantem que suas empresas se tornem mais sustentáveis ao utilizarem energia limpa e certificada. Ao mesmo tempo, essas empresas compensam suas emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia elétrica.

Atualmente, existem dois tipos de Programa de Certificação de Energia Renovável disponíveis no mercado. São eles:

I-REC

Padrão global que facilita o comércio de certificados de energia renovável em diversas regiões do mundo. Esse programa desempenha um papel crucial ao promover a transparência e rastreabilidade das fontes de energia renovável, contribuindo para uma abordagem mais global e padronizada na certificação de práticas sustentáveis.

REC Brazil

Selo que impulsiona significativamente o desenvolvimento de projetos de energia renovável no país, consolidando-se como ferramenta crucial para promover a sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono no setor energético brasileiro. Ao priorizar o uso de energia renovável certificada pelo REC Brazil, as empresas demonstram compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável no âmbito energético nacional.

Diante de todas as vantagens dos Certificados de Energia Renovável e a prática de iniciativas sustentáveis, os interessados em adquirir os seus RECs podem entrar em contato diretamente com a Enel, empresa responsável pela emissão de 8,7 milhões de I-RECs no país.

Os certificados negociados pela Enel originam-se de suas 15 usinas certificadas, sendo 1 hidrelétrica, 11 eólicas e 3 solares. Eles contribuem para promover o uso de energia limpa e renovável, incentivando a produção e o consumo de eletricidade gerada por fontes sustentáveis.

Adquira o seu Certificado de Energia Renovável com a Enel

Adquirir certificações sustentáveis é uma das maneiras de demonstrar que você e o seu empreendimento se preocupam verdadeiramente com a preservação da natureza. Com esse tipo de certificação, você conseguirá provar que os seus processos, produtos e serviços são sustentáveis, assim como a energia utilizada em todos eles. 

Não perca a oportunidade de adquirir o seu Certificado de Energia Renovável com a Enel. Entre em contato conosco agora mesmo. Estamos sempre à disposição para melhor atendê-lo.

Construa um amanhã melhor – e mais verde – com a Enel.

Conteúdos para Mercado Livre de Energia

Quais fatores compõem o preço da energia no Mercado Livre?
Qual o melhor fornecedor de energia em São Paulo? Conheça os critérios de avaliação
Saiba como fechar o melhor acordo de energia no Mercado Livre com a Enel